Adaptações

O que é Spin-Off?

Ultimamente vemos muitos autores publicando “Em breve Spin Off do livro….”. Aí você fica pensando “Que?Como assim?O que é Spin-Off? É antes ou depois da obra publicada?

Se você, assim como eu já ficou fazendo cara de paisagem quando alguém fala algum desses “termos” literário em inglês e desconhecido para você… Relaxa, estamos no mesmo barco kkkkk Para sair dessa situação, irei fazer alguns posts explicando. Hoje o tema será Spin-off.

Dificilmente conhecemos todos os termos e categorias criadas por autores, leitores e diretores. Com a adesão destes, vai ficando comum vermos termos em inglês sendo aplicados na Literatura Nacional, o que de certa forma é negativo para nosso vocabulário, mas muitos para enriquecer frase/texto/trabalho classifica com termos em inglês e pior…Gruda igual chiclete.

spin-offSpin-off

É um programa de rádio, programa de televisão, vídeo game ou qualquer obra narrativa derivada de uma ou mais obras já existentes. A diferença entre um spin-off e uma obra original é que ele se concentra, em particular, mais detalhadamente em apenas um aspecto (por exemplo, um tema especifico, personagem ou evento).Um spin-off pode ser chamado de sequência quando existe no mesmo quadro cronológico de tempo que seu trabalho antecessor.

Spin-off de seriados

Na mídia/cinema/tv o spin-off acontece quando uma franquia é criada a partir de uma já existente, ex:(XMen Oringens: Wolverine), geralmente fazem quando algum filme da série já obteve sucesso e êxito. Em séries de TV é muito comum, normalmente fazem com Tv e Mídia (cinema), assim um direciona o Marketing do outro.  Em séries tem como exemplo: “CSI: Miami” e “CSI: NY” que resultaram na série “CSI: Crime Scene Investigation”. O seriado Criminal Mindstambém deu origem a um spin-off, intitulado Criminal Minds: Suspect Behavior. Conseguiu entender?

Obs.: Spin-Off empresarial é outra coisa,

Spin-off de Livros

Na literatura funciona da mesma forma. Se o autor tem 1 livro publicado, e estará lançando outro aonde a história ocorrerá paralelamente com o 1° livro será um Spin-Off. Assim como, em séries e sagas, independente do número de livros, mas sendo da mesma história ou personagens. Exemplo: A autora E L James lançou ano passado o livro Grey, pode ser classificado como 5° livro da série 50 Tons mas não é sequência, e sim Spin-Off. Sendo que ocorre durante a história do 1° livro (50 tons de cinza).

Outro exemplo, e mais recente é o lançamento “A Mentira perfeita”spin-off “Procura-se um Marido” da autora Carina Rissi. Agora a história gira entorno da Julia amiga da Alicia.

Espero que tenham gostado e acrescentado algo. Caso tenha algum dica ou dúvida, entre em contato.

Fontes:

significados.com.br

wikipedia.org

Anúncios

2 comentários em “O que é Spin-Off?

Compartilhe sua opinião...Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s